Parabéns, Bob!

Ontem falamos da data de nascimento de Jack Kirby, e hoje é aniversário do Robert Crumb. Se Kirby pode ser chamado de rei dos quadrinhos de ação e super-herói, Crumb é a principal figura do underground das HQs americanas (ele odiaria ser rei de qualquer coisa, certeza).

Crumb começou vendendo suas HQs nos ruas de São Francisco e se tornou um artista com grandes exposições em diversos museus do mundo, o que deve espantá-lo até hoje. Afinal, parece que o que interessa a Crumb é desenhar e contar suas histórias.

Por sorte nossa, tem bastante material dele lançado no Brasil: América, Minha Vida, Blues, Meus Problemas Com as Mulheres, Gênesis, Bob & Harv: dois anti-heróis americanos (com roteiros de Harvey Pekar), Mr. Natual vol. 1 & 2, Fritz, The Cat, Kafka de Crumb (com roteiro de Daivid Zane Mairowitz), o mais recente A Mente Suja de Robert Crumb, além de HQs na Zap Comix e na Revista Piauí e ilustrações para algumas capas e livros de Charles Bukowski da L&PM.

Mas isso não chega nem perto do total da obra do cara. Nos Estados Unidos, a compilação de obras completas pela Fantagraphics já está no volume 17 e em andamento! Uma dica pra conhecer um pouco mais a mente doentia do artista é o dperturbador ocumentário Crumb, de Terry Zwigoff (mesmo diretor de Ghost World).

(Há outro documentário sobre ele no YouTube, feito pela BBC, mas o filme de Zwigoff é coisa fina)

Vale citar um Tumblr bacana com imagens dele e dos irmãos, e aí cortar logo esse papo.

Parabéns, Bob!

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigo e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s