Cena HQ – Infância do Brasil

Cena HQ última

Hoje, em Curitiba, 20h no Teatro da Caixa (rua Conselheiro Laurindo, 280), vai aos palcos a última apresentação do Cena HQ. Infelizmente, o patrocínio do projeto não foi renovado e não se sabe quando ele poderá voltar. :(

Confira o release oficial da Quadrinhofilia, a produtora do evento

Nesta quarta-feira (24) acontece a última edição do projeto Cena HQ no Teatro da CAIXA, às 20h. A HQ da apresentação final será a webcomic “Infância do Brasil” do quadrinista José Aguiar, que estará presente no evento para um debate sobre a encenação da obra. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados a partir das 19h, na bilheteria do Teatro da Caixa. O Cena HQ é um projeto transmídia que adapta HQs de autores nacionais e estrangeiros para o palco. Sempre seguida de um debate com o autor, encenadores e público sobre a obra apresentada.

Sobre a obra:

Publicada como mini-série no site http://www.ainfanciadobrasil.com.br, a obra de José Aguiar (Folheteen, Nada Com Coisa Alguma, Vigor Mortis Comics) busca refletir o presente a partir de nosso passado, pela perspectiva da infância. Cada capítulo se passa num século diferente, desde nosso “descobrimento” abordando assuntos como o parto, o abandono, o trabalho, a escravidão, entre outro tópicos que tangenciam cada período abordado. E no fim sempre nos remetemos ao presente, para que o leitor reflita sobre o que mudou ou não em mais de quinhentos anos de história. No site também é possível ler a versão comentada, sendo possível saber curiosidades e contexto histórico de cada capítulo, que contou com a consultoria de uma historiadora para garantir a máxima fidelidade possível aos fatos documentados sobre cada época. Os presentes no evento irão conhecer o final da série antes de sua publicação online.

Sobre o fim do CENA HQ:

Durante quatro anos a Vigor Mortis e a Quadrinhofilia realizaram juntas, com o patrocínio da CAIXA, o projeto Cena HQ. Infelizmente neste ano não foi renovado o patrocínio e, sem recursos, o projeto precisará ser paralisado.Com este espetáculo completamos um total 40 obras de autores nacionais e internacionais levadas ao palco. Mais que leituras cênicas, aqui nasceu um cruzamento até então inédito da linguagem das histórias em quadrinhos com o teatro. Idealizado por Paulo Biscaia Filho e José Aguiar, mas fruto do trabalho de grandes diretores, atores e técnicos da cena teatral curitibana, que somaram seus talentos aos autores que recebemos em calorosos debates que revelaram os segredos dos bastidores de criação de suas obras. Experimentamos, inovamos, erramos, nos divertimos e logo conquistamos sucesso de público e crítica. Assim nosso projeto local foi reconhecido nacionalmente e premiado com o Troféu HQ Mix na categoria Produção para Outras Linguagens em 2014 e 2015.
Orgulhosamente nos tornamos uma vitrine do que de mais inovador se produz no quadrinho nacional. Recebemos autores de diferentes gerações, estilos e gêneros, não importando se eram iniciantes ou reconhecidos mundialmente. Com eles apresentamos à nossa fiel plateia uma pequena fração da riqueza do universo dos quadrinhos atuais através da fusão de linguagens. Conquistando público para leitores que não frequentavam o teatro e novos leitores para os quadrinhos.
Mas todo ciclo tem seu fim e hoje se encerra nosso trabalho no palco do Teatro da Caixa, que nos acolheu com tanto carinho desde 2012. Deixamos nosso muito obrigado à Caixa e a todos vocês que, mensalmente, fizeram conosco as efêmeras noites de quarta-feira inesquecíveis.

Se depender de sua equipe, o Cena HQ não acaba aqui! Buscamos agora novos parceiros, patrocinadores e espaços para retornarmos, se possível, em breve.

Serviço:
A CAIXA CULTURAL APRESENTA
CENA HQ, o ciclo de leituras cênicas dos quadrinhos mais legais da atualidade apresenta A INFÂNCIA DO BRASIL com a presença DO AUTOR JOSÉ AGUIAR, Direção PAULO ROSA. NESTA QUARTA-FEIRA, 24 DE FEVEREIRO as 20h na Caixa cultural. Rua Conselheiro Laurindo 280. Informações: 2118-5111. RETIRADA DE INGRESSOS A PARTIR DAS 19h NA BILHETERIA DO TEATRO.
Cena HQ. Realização: Vigor Mortis e Quadrinhofilia. Patrocínio: CAIXA.

Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s