Lançamento de Fachadas + Poema bom pra cassete

Aumentamos a mesa de lançamentos pra amanhã, dia 8 de abril, 16h. Além de Rafael Sica e seu Fachadas, também teremos Guilherme Caldas, que ilustrou Paulo Leminski em Poema bom pra cassete e o Daniel Barbosa, do Estúdio Invertido, que trabalhou na encadernação das duas obras.

Veja o release abaixo:

Poema bom pra cassete

Guilherme Caldas ilustra poema de Leminski em publicação impressa totalmente em serigrafia e encadernada em formato de fita k-7

No próximo sábado (8 de abril), o Estúdio Invertido e a Candyland Comics lançam na Itiban o livro “Um Bom Poema”, uma publicação conceitual que o ilustrador Guilherme Caldas idealizou e desenhou, inspirada na poesia de Paulo Leminski. A edição foi toda impressa em serigrafia e encadernada artesanalmente pelo Estúdio Invertido, com o diferencial de simular uma fita cassete, inclusive sendo acomodada em caixas de acrílico antigas, doadas por amigos do autor.

O texto de Leminski foi escolhido a dedo por Caldas para o projeto, que se tornou uma espécie de presente para sua esposa, Fernanda Ayres. O autor diz que o texto representa muito bem a relação que ele tem com a companheira inseparável, para quem ele ja deu várias fitas com capas desenhadas — guardadas pelo casal até hoje. “A primeira vez que o li o poema, me pegou essa história de ‘uma vida inteira caminhando junto’, porque estamos juntos por mais da metade das nossas vidas. E tem ainda essa questão da poesia que se constrói aos poucos, sem pressa mas sem deixar de lado. Uma construção que tem o tempo longo das coisas realmente importantes”, explica.

O grande apelo visual do projeto está no formato inusitado idealizado por Caldas para a publicação. “A escolha do cassete tem origens muito antigas. Uma vez comprei na Liberdade, em São Paulo, uma caixa de camisinhas que vinha numa embalagem que imitava uma caixa de cassete, mas sem os dentinhos que seguram a fita. Dentro, vinha uma embalagem de papel encorpado, com uns desenhos de super-heróis. Achei tão legal que guardei por muitos anos. Deve, inclusive, estar aqui em casa ainda, no fundo de alguma gaveta”.

Caldas sempre gostou de explorar o formato e o design ligado ao conteúdo – que foi o que levou a fazer as camisetas da Candyland Comics a partir de 1999. ˜É uma coisa que eu tenho desde os tempos de fanzine, no início dos anos 90. No caso de ‘Um bom poema’, a forma de cassete se funde com a historia”, comenta.

O lançamento na Itiban Comic Shop também contará com a presença do artista gaúcho Rafael Sica, autor do livro “Fachadas”, recém lançado pela Lote 42  e cujas capas também foram cuidadosamente impressas em serigrafia pelo Estúdio Invertido. O papo será mediado pelo sócio do Estúdio Invertido e produtor gráfico, Daniel Barbosa.

Imagens dos livros:

Fachadas

Anúncios
Esse post foi publicado em Convidados, Lançamentos e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Lançamento de Fachadas + Poema bom pra cassete

  1. Pingback: [Balburd-eR] Rafael Sica, Guilherme Caldas e Daniel Barbosa | balbúrdia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s