Dia do Quadrinho Nacional

pietro_poster_itiban_30_01_16

No dia 30 de janeiro, sábado, das 14h as 18h, a Itiban vai promover um encontro de vários autores curitibanos pra celebrar o dia do quadrinho nacional. Os autores estarão na loja pra conversar com o público e autografar seus trabalhos.

A data foi escolhida pela Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo, em 1984, para ser o dia do quadrinho nacional, pois foi em 30 de janeiro de 1869 que Angelo Agostini publicou pela primeira vez Nhô Quim, considerado por muitos pesquisadores dos quadrinhos como a primeira HQ brasileira.

Para quem tiver fome, também terá a presença do Flammk, que oferece comida rápida, saudável e artesanal, com controle total do que é servido.

A Itiban Comic Shop fica na rua Silva Jardim, 845, ao lado da UTFPR, em Curitiba. Mais informações com Mitie, no telefone (41) 3232-5367 ou pelo e-mail mitietaketani@gmail.com.

Os autores convidados são:

-ALEXANDRE SOUZA LOURENÇO (ROBÔ ESMAGA)

-ALISSON DO NASCIMENTO (A JANELA DOS MEUS OLHOS)

-ANTÔNIO EDER (BOCAS MALDITAS/CIDADE SORRISO DOS MORTOS VIVOS/GRALHA ART BOOK)

-ARIEL MORAIS E AMANDA- (SATIVUM- CRONICAS DO FAREJADOR / CASSANDRA & THE FLAMING PUPPIES) – editora URSEREIA

-BIANCA PINHEIRO E GREG (MEU PAI É UM HOMEM DA MONTANHA)

-CAROL SAKURA E WALKIR (ANACLETO- O BALÃO)

-CAZÉ (ZINES MOONSTA)

-CHICO FÉLIX (GENTE FEIA NA TV 2/ CRÜ )

-DIOGO CESAR (CHANCE- EDITORA POLVO)

-ESTELLE FLORES E MARCELO ROMERO (SELVA PRESS )

-FELIPE HORAS (GUIA CULINÁRIO DO FALIDO)

-GUILHERME CALDAS (CIDADE DAS ÁGUAS)

-JOSÉ AGUIAR (NADA COM COISA ALGUMA)

-LIBER PAZ (DIAS INTERESSANTES)

-PIETRO LUIGI (O BANHEIRO SELVAGEM)

-PHELLIP WILLIAM E MELISSA ( ACIMA DE NÓS – ED. VELOCIRAPTOR PIRATA)

-ROBSON VILLALBA (NOTAS DE UM TEMPO SILENCIADO)

-ROGÉRIO COELHO (LOUCO – FUGA)

-SIMONE HEMB (NABUCOMICS)

-THEO SZCZEPANSKI (A GRANDE CRUZADA)

 

BIOGRAFIA DOS AUTORES

 Alexandre Lourenço

Carioca e vive em São José dos Pinhais há muitos anos. Tem graduação em Letras Italiano/Português pela UFPR. Criou a webcomic Robô esmaga em 2010 em faz quadrinhos sobre o cotidiano. Lançou dois números da publicação independente Gibi Sim, Senhor, participou da Café Espacial, publicou na Folha de S. Paulo e lançou Robô esmaga este ano pela JBC e foi escolhido para participar do Fabuloso quadrinho brasileiro 2015 (Narval). Foi indicado ao HQ mix em 2013, na categoria melhor webcomic.

Aliás! Alisson do Nascimento

Alisson está sempre lembrando alguma coisa, Aliás! tomou gosto pelos desenhos e pela arte na sua infância, quando seu pai o deixava desenhar em um balcão de sua mercearia. Já ganhou alguns concursos artísticos usando alguns lápis e pincéis, hoje é ilustrador e quadrinista.

Amanda Barros

Graduada em Design Gráfico pela PUC-PR e ganhadora do 4º Prêmio Ibema de Gravura, Amanda é diretora de arte do Ursereia Estúdio e Editora. Autora da webcomic “Cassandra & The Flaming Puppies”.

Antonio Eder

Ilustrador e quadrinista de Curitiba. Já ganhou os prêmios Angelo Agostini e HQMix. Já publicou e editou diversos títulos de HQs e é sócio diretor da Dogzilla Studio.

Ariel Dacunha

Licenciado em artes visuais pela EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná), Ariel é o diretor e editor chefe do URSEREIA Estúdio e Editora. Em sua primeira experiência como professor de mangá, o goiano/curitibano, descobriu sua vocação para lecionar e produzir quadrinhos.

Bianca Pinheiro

Carioca e mora em Curitiba. É formada em Artes Gráficas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e pós-graduada em Histórias em Quadrinhos pela Opet. É autora da série Bear, originalmente uma webcomic que já teve dois volumes publicados pela editora Nemo, e também das obras independentes Dora e Meu pai é um homem da montanha. Recebeu o prêmio HQ mix de roteirista revelação em 2015 e é a autora da Graphic MSP da personagem Mônica de Mauricio de Sousa, a ser lançada em 2016.

 Carol Sakura

Carol Sakura é escritora e roteirista, com projetos de quadrinhos, contos, literatura infantil e animação. Roteirista e produtora do curta-metragem em animação Gente Grande, premiado no Festival Cineambiente e no Green Nation Fest 2012. Foi Editora e roteirista da antologia Bocas Malditas: Curitiba e suas histórias de gelar o sangue. Roteirista da HQ Barão do Serro Azul, Herói da Paz. Premiada no I Concurso Feminino de Contos Dirce Doroti Merlin Clève.

Cazé

A.K.A Moonsta, cwb, 27 y.o. Artista gráfico freelancer, bugador profissional e cozineiro. desenha meias para a @feed the feet, e fortalece no selo @Terry Crew. Inspirado na “nova onda” dos mini comix underground, aliado às grandes tecnologias de glitch tosquera e uma pitada de cultura pop. Moonsta apresenta a 2²edição do zine BAIXOATRAL e lança oficialmente os acessórios malucos da BRINCOBRINQUEDO

Chico Félix

Mora em Curitiba, já colaborou com as revistas Prego, Mad, Pork (EUA), Rattenkonig e Fem Dom (Espanha), Excessive Force (Inglaterra) e lançou o Gente Feia na TV, Vomitorama e Crü. Segue o caminho do humor grotesco em suas HQs.

Diogo Cesar

Mora em Curitiba, é ilustrador e, de vez em quando, escritor. Como ilustrador, foi publicado na Folha de S.Paulo, Época, Mundo Estranho, MAD, entre outras. Como roteirista, lançou em 2009 A Casa ao Lado (HQM), desenhada por Pablo Mayer. Exceto por participações em coletâneas como a Inkshot, andava afastado dos quadrinhos até ter a ideia para Chance com Samanta Flôor. Agora espera tirar algumas inovações da gaveta e produzir HQs em breve.

Estelle Flores

Vive em Curitiba, é ilustradora e uma das sócias da Selva Press.

Felipe Horas

Quadrinista e ilustrador que vive em Curitiba. Seu lançamento mais recente é Guia culinário do falido.

Guilherme Caldas

Desenhista e quadrinista curitibano, lançou recentemente Cidade das águas (com Olavo Rocha) e foi selecionado para participar do Fabuloso Quadrinho Brasileiro 2015.

Gregório Bert

Vive em Curitiba e é bacharel em Letras – estudos literários pela Universidade Federal do Paraná e mestrando em Literatura também pela UFPR. Já trabalhou com revisão e redação de textos e, atualmente, é tradutor e escreve nas horas vagas. Meu pai é um homem da montanha é seu primeiro quadrinho. Ele prefere ser chamado de Greg.

José Aguiar

José Aguiar é arte-educador formado pela Faculdade de Artes do Paraná e quadrinista. É curador e cocriador da Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba e da Cena HQ. Já lançou Reisetagebuch – Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha, Folheteen – Direto ao ponto, Folheteen – Tiras pra todo lado e Nada com coisa alguma (todos lançados pelo Quadrinhofilia).

Liber Paz

Nasceu em Curitiba e é professor do curso de Design da UTFPR. Recebeu o HQ Mix de dissertação de mestrado por seu trabalho sobre a obra de Lourenço Mutarelli. Também faz parte da equipe do site Universo HQ. Como quadrinista já participou de algumas coletâneas como Cidade Sorriso dos Mortos-VivosCafé Espacial e Almanaque Entropya.Publicou em 2013  As coisas que Cecília fez e em 2015, Dias interessantes.

Marcelo Romero

Ilustrador de Curitiba, um dos sócios da Selva Press.

Melissa Garabeli 

É formada em Artes Visuais e sempre usou os desenhos no lugar das palavras. Atualmente é ilustradora e dá vida a narrativas infantis.

Phellip William 

Estuda literatura e desconfia de toda palavra. Atualmente é professor e leva versos no bolso.

Pietro Luigi

Ilustrador de Ponta Grossa, no Paraná, que mora agora em São Paulo e já publicou duas edições de sua Banheiro Selvagem, em que a falta de noção e a agressão aos bons costumes são a regra.

Robson Vilalba

Formado em Ciências Sociais (2007) pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em Ciências Sociais (2013) pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou na Gazeta do Povo (Curitiba) e ilustra os jornais Cândido Rascunho (ambos de Curitiba). Já teve seus trabalhos selecionados para salões de humor e mostras de arte gráfica no mundo todo.

Rogério Coelho

Ilustrador profissional desde 1997. Seu primeiro livro de imagem, O gato e a árvore (Positivo), foi selecionado no PNBE – 2014. Já recebeu vários prêmios pelo seu trabalho como a menção “Altamente Recomendável” pela FNLIJ e também o Prêmio Jabuti em 2012. Lançou também em 2015 O barco dos sonhos (Positivo), além da Graphic MSP Louco – Fuga (Panini).

Simone Hemb

Mora em Curitiba desde sempre e ainda é pega de surpresa pelas maluquices do clima dessa cidade. É funcionária pública do Judiciário, graduada em Direito, e faz as tirinhas da Nabucomics.

Theo Szczepanski

Ilustrador, quadrinista e músico. Formado em gravura pela Escola de Música e Belas Artes de Curitiba, é ilustrador habitual de jornais como Cândido e Rascunho. Faz parte da banda Mecanotremata. A grande Cruzada é sua primeira graphic novel, lançada pela editora Devaneio e financiada pelo Catarse.

Walkir Fernandes

Walkir Fernandes é formado em Design Gráfico pela PUC-PR, estudou artes na EMBAP e é pós-graduado em Cinema pela UTP.  Já trabalhou em produções de animação para longas-metragens, série de TV e vários curtas-metragens premiados no Brasil e no exterior. Entre os prêmios, destaque para AnimaTV, Cineambiente, 33º Eko Film Festival, Green Nation Fest e Anima Mundi. Editor do álbum de quadrinhos Cidade Sorriso dos Mortos-Vivos. Participou de Mônica(s), homenagem aos 50 anos da personagem Mônica. É cofundador do estúdio de ilustração e animação Dogzilla Studio.

Esse post foi publicado em Convidados e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s