Cena HQ – Dora

Cena HQ - Dora

Chegou a vez da Bianca Pinheiro no Cena HQ. A quadrinista, que lançou Bear – volume 2 recentemente aqui na Itiban, vai ter sua obra independente Dora encenada pelo projeto que leva os quadrinhos pros palcos.

A parada rola hoje, no Teatro da caixa em Curitiba, 20h e  a retirada de ingressos deve ser feita a partir das 19h no próprio local do evento.

Depois da apresentação, bate-papo com presença da autora!

Abaixo, o release:

Cena HQ traz obra de terror com DORA

O projeto Cena HQ, realizado pela Vigor Mortis em parceria com a Quadrinhofilia e com patrocínio da CAIXA, dá continuidade em seu quarto ano de sucesso com a leitura de “Dora” da carioca, radicada em Curitiba, Bianca Pinheiro, que estará presente para um bate papo após a encenação. A leitura cênica acontecerá no Teatro da Caixa Cultural no dia 03 de junho e terá a direção de Paulo Biscaia Filho. A leitura faz parte do ciclo Cena HQ, que foi premiado com o Troféu HQ Mix 2014 na categoria Produção para Outras Linguagens.

Sobre a obra
“E se sua filha fosse tão diferente e tão perigosa?” Foi com essa frase que a autora Bianca Pinheiro iniciou uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo no site Catarse, que lhe permitiu publicar sua primeira HQ independente. Um suspense que difere da sua popular série Bear, a webcomic de fantasia que ela publica em seu site e já teve duas antologias editadas pela Editora Nemo. Considerada um dos grandes expoentes da geração atual de quadrinistas independentes, Bianca conta em Dora a história de uma mãe que tem uma filha “estranha”. Diante de um detetive da polícia ela vai contar, desde o começo, como foi a vida junto dela.

Sobre a leitura
A leitura cênica de “Dora” é dirigida por Paulo Biscaia Filho, cocriador do Cena HQ e curador cênico do projeto. Biscaia é dramaturgo e diretor da Vigor Mortis, a internacionalmente premiada companhia teatral curitibana, que também realizou diversos curta-metragens e os longas cinematográficos Morgue Story – Sangue Baiacu e Quadrinhos e Nervo Craniano Zero, além de coroteirista da série de quadrinhos Vigor Mortis Comics, publicada pela Quadrinhofilia. No Cena HQ, Biscaia já havia dirigido as leituras das obras Yuri – Quarta-Feira de Cinzas, Bando de Dois e Campo em Branco.

Sobre o projeto
O projeto foi concebido no final de 2009, quando a Cia Vigor Mortis, sob a direção de Paulo Biscaia Filho, foi convidada a apresentar no Espaço Cênico uma leitura dramática com obra literária de um autor curitibano. A primeira ideia que lhe veio a mente foi buscar um autor que dialogasse com a linguagem da Vigor Mortis. O diretor resolveu então encenar uma leitura de Folheteen do quadrinhista José Aguiar, com quem depois escreveu Vigor Mortis Comics. O formato de ler em cena uma obra em quadrinhos foi tão interessante que Biscaia e Aguiar resolveram ampliar isso para um projeto de diversas leituras. Em 2012 o projeto tomou corpo e apresentou mensalmente nove leituras entre março e novembro. Em 2013 e 2014, o projeto passou a trazer autores estrangeiros. Agora o Cena HQ chega a seu quarto ano de sucesso.
Com curadoria de autores de José Aguiar e curadoria de encenadores de Paulo Biscaia Filho, o programa faz com que esses inusitados encontros entre quadrinhos e cena deflagrem discussões sobre a produção de quadrinhos no Brasil. Cada leitura é seguida de um debate entre o encenador e o autor da obra.
A Caixa Cultural mantém seu apoio na realização do Cena HQ desde o início. As leituras acontecem sempre no teatro da Caixa Cultural e o ingresso é gratuito
———————————————————-
Serviço:
CENA HQ APRESENTA
DORA, de Bianca Pinheiro, com a presença dos autores
Leitura Cênica com direção de Paulo Biscai Filho.

Onde: CAIXA CULTURAL, Rua Conselheiro Laurindo 280. Informações: (41) 2118-5111.
QUANDO: 3 DE JUNHO, 20:00 (hoje)
RETIRADA DE INGRESSOS A PARTIR DAS 19:00 DO DIA DA APRESENTAÇÃO.
Cena HQ Brasil.
Realização da Vigor Mortis e Quadrinhofilia.
Patrocínio: CAIXA.

Contatos para imprensa:

PAULO BISCAIA FILHO (Curador) – 91744600 – biscaia@me.com

JOSE AGUIAR (Curador) – 8464-7386 – quadrinhofilia@gmail.com

MARCO NOVACK (Produtor) – 91259578 – marconovack@me.com

Facebook: https://www.facebook.com/cenahqbrasil

Anúncios
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s