Conversamos com Walter Pax

walter pax

Como de hábito, conversamos por email com o nosso convidado da semana.  Walter Pax gentilmente nos deu uma noção maior sobre seu trabalho e sobre seu lançamento LOVE. E não se esqueça: sábado, a partir das 16h, o autor vai conversar com o público e autografar seu livro aqui na Itiban.

Você já trabalhou em uma HQ curta que saiu no Irmãos Grimm em quadrinhos, em que uma fábula é adaptada para as HQs. De que forma esse trabalho anterior se parece/diferencia deste livro em que ilustra o universo de HP Lovecraft?

Walter Pax – Vamos lá. Vou tentar responder o mais sombria e nebulosamente a às suas perguntas. A adaptação do conto João & Maria dos Irmãos Grimm,eu desenhei sob encomenda pra editora Desiderata, contando com roteiro de Carlos Ferreira, a partir da história original dos Irmãos Grimm. Diferente do LOVE, que é um livro livremente inspirado na obra de H.P.Lovecraft e que não obedece roteiro ou métrica alguma, a HQ dos Grimm obrigatoriamente devia apresentar as personagens principais (João, Maria, a bruxa, os pais) ao público, ao passo que em LOVE eu não precisava me prender a nenhuma descrição específica dos textos ou personagens do Lovecraft. Foi ótimo criar assim, sem as amarras os cavalos correm mais depressa…

Por que Lovecraft?

Walter Pax – Por que Lovecraft? Por que, vocês acham q eu tive escolha? (sempre quis dizer isso).

drawing1

Você percebe de maneira diferente o trabalho de ilustrador e de quadrinista?

Walter Pax – Pra mim, o trabalho com quadrinhos me faz obedecer algumas regras… e eu não me dou muito bem com elas (artisticamente falando), apesar de as respeitar. Com a ilustração, o desenho é mais sintético e ao mesmo tempo pode transmitir um sem número de interpretações e pontos de vista. Gosto de não precisar me preocupar tanto com a ordem dos elementos pra desenhar as ideias. O caos é bem vindo ao meu trabalho e acho que ele é melhor representado nas minhas ilustrações, apesar de eu gostar muito de quadrinhos e ainda ter uns projetos de HQ pro futuro.

Você pode falar um pouco desse trabalho que está na antologia da Image, 27Seven, que concorreu ao Eisner?

Walter Pax – Ah, a antologia da Image Comics (senta que lá vem a história): eu fui convidado pelo Ivan Brendon, o editor do livro, pra participar com outros autores de HQ (como Fábio Moon, Mateus Santolouco, Rafael Albuquerque, Gabriel Bá, Becky Cloonan) da antologia 27SEVEN-Vol2. Aconteceu que o livro ficou bom pra caralho e acabou concorrendo lá na gringa ao que eles chamam de “Oscar dos quadrinhos”, o Eisner Awards. Não ganhou, mas tava no páreo. Inventei de citar o dito prêmio  na internet e adivinha só: “WALTER PAX, o quadrinista brasileiro indicado ao Oscar dos Quadrinhos!”. Mas devo admitir: a nossa história THE WORKMAN (com roteiro de Frank Beaton e cores de Jack Kaminski) ficou bem afu! Tanto q foi escolhida pra aparecer na íntegra no suplemento online de um conhecido periódico nova yorkino…

Quais são seus próximos trabalhos depois de LOVE?

Walter Pax – Bom, o LOVE ainda tá em fase de lançamento e eu vou dar alguma atenção pra ele por um tempo. Além dos lançamentos em Curitiba (na Itiban, dia 07/03) e em São Paulo (dia 12/03, na Blooks) vou participar de uma exposição dos originais, que está prevista pro final de março. Em abril, participo da Odisseia de Literatura Fantástica, com o Denis Mello (Beladona) e mais tarde, em agosto, estarei na Multiverso ComicCon, todos eventos aqui de Porto Alegre. Depois do LOVE eu tenho um projeto em quadrinhos (sem previsão de lançamento), bem diferente em estilo, que estou preparando em parceria com o roteirista e amigo Lillo Parra. Vai ser divertido. Este vai ser um ótimo ano.
Peace&LOVE

Esse post foi publicado em Convidados e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Conversamos com Walter Pax

  1. Pingback: É amanhã: lançamento de LOVE na Itiban | Blog da Itiban

Deixe um comentário

