Bloomsday?

Quem navega pela internet durante o dia de hoje já pode ter cruzado com a palavra Bloomsday.

Quem deu um pouco mais de atenção, deve ter percebido que se trata de uma espécie de comemoração e tal. Mas você sabe do que se trata?

A data é comemorada pelos leitores de James Joyce, que não raro tornam-se obcecados pela obra do autor irlandês e nesta data (que é hoje, 16 de junho) celebram o escritor e toda sua literatura.

Nora Barnacle e James Joyce

O nome Bloomsday é uma brincadeira com Doomsday (dia do juízo final, em inglês). Bloom é o sobrenome do protagonista do livro Ulysses, Leopold. Portanto, dia do Bloom (além de todos os significados da palavra em inglês).

Legal, mas por que no dia 16 de junho? Porque este é o dia em que se passa a história do Ulysses, que é quando Leopold Bloom dá um rolê por Dublin e vive de modo paródico a Odisseia, de Homero.

E Joyce escolheu esse dia porque foi em 16 de junho de 1904 que ele se encontrou com Nora Barnacle que se tornou sua esposa depois.

Vale lembrar a ótima HQ Dotter of her father’s eyes, escrita por Mary M. Talbot e desenhada por Bryan Talbot sobre a relação entre Lúcia Joyce e seu pai, James, em paralelo a de Mary e de seu pai, um estudioso da obra joyceana.

Anúncios
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s