Cena HQ: Revolta!

Amanhã tem mais um Cena HQ em Curitiba, desta vez com Revolta!, de André Caliman.

O projeto Cena HQ, realizado pela Vigor Mortis em parceria com a Quadrinhofilia e com patrocínio da Caixa, apresenta Revolta!, de André Caliman. A leitura cênica acontecerá no Teatro da Caixa Cultural no dia 4 de Junho e terá a direção de Adriano Esturilho.

Sobre a obra:

A HQ Revolta! é escrita e desenhada pelo quadrinista André Caliman. Começou como uma série em capítulos, publicada mensalmente no blog. A HQ explora o tema da corrupção, colocando alguns personagens tipicamente curitibanos à frente de uma revolta popular regida pela indignação e vontade de agir. Com claras referências ao mundo real, a publicação da HQ foi financiada coletivamente via internet.

Sobre a leitura:

A leitura cênica de Revolta! é dirigida pelo diretor de teatro e cinema curitibano Adriano Esturilho. O realizador é um dos criadores do coletivo Processo Artes e cientemente estreou o espetáculo Amorfo. Além disso, Esturilho é diretor do longa Gol a Gol e também conduziu uma das sequências do filme Circular. No entanto o trabalho de Esturilho não está restrito ao cinema e ao teatro. O curitibano já lançou os livros Cancha 2 e Ocupado. Este último trabalho contou com a parceria de André Caliman.

Sobre o projeto:

O projeto foi concebido no final de 2009, quando a Cia Vigor Mortis, sob a direção de Paulo Biscaia Filho, foi convidada a apresentar no Espaço Cênico uma leitura dramática com obra literária de um autor curitibano. A primeira ideia foi buscar um autor que dialogasse com a linguagem da Vigor Mortis. O diretor resolveu então encenar uma leitura de Folheteen do quadrinhista José Aguiar, com quem depois escreveu Vigor Mortis Comics. O formato de ler em cena uma obra em quadrinhos foi tão interessante que Biscaia e Aguiar resolveram ampliar isso para um projeto de diversas leituras. Em 2012 o projeto tomou corpo e apresentou mensalmente nove leituras entre março e novembro. Em 2013, o projeto passou a trazer autores estrangeiros e agora o Cena HQ chega a seu terceiro ano.

Com curadoria de autores de José Aguiar e de encenadores de Paulo Biscaia Filho, o programa faz com que esses inusitados encontros entre quadrinhos e teatro deflagrem discussões sobre a produção de quadrinhos no Brasil. Cada leitura é seguida de um debate entre o encenador e o autor da obra.

A Caixa Cultural mantém seu apoio na realização do Cena HQ desde o início. As leituras acontecem sempre no teatro da Caixa Cultural e o ingresso é um livro não didático ou uma HQ que serão doadas para bibliotecas.

Serviço:

Caixa Cultural, rua Conselheiro Laurindo, 280. Informações: (41) 2118-5111.
4 de junho, 20h.
Retirada de ingressos a partir das 19h do dia da apresentação.

Anúncios
Esse post foi publicado em Dicas, notícias e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s