A relação entre o rock’n’roll e as HQs não é difícil de traçar. Esses dois elementos são bastante comuns na contracultura/cultura underground/cultura de massa. O rock deixou de ser somente um gênero de música pop pra se tornar uma maneira de encarar a vida.
Pense só hippie é rock, punk é rock, emo é rock, shoegaze é rock. tem menos a ver com o som e mais com atitude. Uma atitude muitas vezes parecida com aquela de contar uma história com quadrinhos. difícil de explicar, mas que está ali.
Amanhã é dia do rock e por isso elencamos alguns álbuns publicados no Brasil que mostram essa ligação elétrica entre HQ e o rock’n’roll. Hey ho, let’s go?
HQ de banda
Já existiu HQ dos Beatles, mas este ano saiu no Brasil revistas do Kiss. Banda, aliás, que tem uma longa publicação nos Estados Unidos.
HQs sobre a história do rock
A indicação obrigatória aqui é o trabalho do francês Hervé Bourhis, O pequeno livro do rock e a HQ Baby’s in black, de Arne Bellstorf.
HQ sobre caras do rock
A biografia Amy Winehouse, de Christophe Goffette, Patrick Eudeline e Javi Fernandez, e Cash – Uma biografia, de Reinhard Kleist, só pra ficar em duas
HQ sobre rock
Blues, de Robert Crumb, Not Quite Dead – O último show, de Gilbert Shelton, e Rock Vs Comics, de Evandro Esfolando
HQs sobre o rock na vida
Love Hurts, do Murilo Martins (além do título) tem uma declaração de amor ao REM em forma de HQ, Love & Rockets – Lôcas, de Jaime Hernandez, e Xampu – Lovely Losers, de Roger Cruz, completam esse item.
HQs com espírito rock
Pouca coisa consegue ser mais grunge, fora as canções de Seatle da década de 1990, do que Mate seu namorado, publicada na Vertigo Especial. St. Bastard – O orgulho de cocamonga, de Leonardo Martinelli e Raphael Salimena é rock’n’roll puro.
HQs de inspiração rock
Red Rocket 7, de Mike Allred e Punk Rock Jesus (publicado na revista mensal Vertigo), de Sean Murphy, mexem com o mundo pop.
HQs escritas por músicos
O escritor de Umbrella Academy, Gerard Way é vocalista do My Chemical Romance.
É claro que essa lista é muito maior, mas vamos ficar por aqui. afinal It’s a long way to the top if you wanna a rock’n’roll:
o Sienkiewicz desenhou uma biografia do Jimi Hendrix, pena que não foi lançada no Brasil
nem tudo que é bom chega pra nós aqui. :(