O carnaval tá chegando e a folia vai comer solta. A menos que você seja alguém que não gosta de carnaval. Aí, ao contrário, tudo pode se tornar tortura: batucadas infinitas, fantasias bisonhas, cores ofensivas, música rasga-tímpano, sem falar na ginga e na malemolência e demais pormenores.
Mas se você estiver em Curitiba tem como fugir do ziriguidum. Comece evitando o desfile das escolas de samba na Cândido de Abreu. Aqui você descobre informações importantes, como o horário de início dos desfiles (18h do sábado), da apuração no domingo e de alguns bailes a se evitar. Programe-se.
Uma opção festiva não carnavalesca é o já tradicional Psycho Carnival. Os diversos shows começam na quinta-feira e vão carnaval adentro. E, claro, a Zombie Walk no domingo.
Aproveitando o clima de terror, o diretor de cinema e teatro, Paulo Biscaia Filho organizou o Grotesc-O-Vision. na Cinemateca de Curitiba, onde serão exibidos diversos filmes de terror a partir da sexta-feira até o encerramento com Nervo Craniano Zero, dirigido pelo próprio Biscaia nas Ruínas do São Francisco.

Cena de Nervo Craniano Zero
Se o seu esquema é mais ficar em casa, evite a TV. Proteja-se das alegorias e dos sambas-enredo munindo-se de boas leituras para o feriadão. Isto é, passe antes na Itiban que teremos um grande prazer em ajudá-lo nessa missão.
E já que zumbi é a cara do carnaval de Curitiba, veja a lista de sugestões de leitura propícia para o evento:
Os Mortos-Vivos: manja o seriado que é um sucesso monstruoso? Então, é um adaptação dessa HQ. Além de encadernados, tem saído uma revista mensal chamada The walking dead.
Zumbi – Mundo dos mortos: coletânea de histórias curtas de autores brasileiros e ingleses com algumas ideias bastante inusitados sobre a condição de desmorto.
Invasão dos mortos: os mortos voltaram à vida e Antoine Shape precisa descobrir a verdade sobre o que está acontecendo.
Nem morto – Leo Finocchi mostra que os desmortos podem ser bem divertidos e amigáveis.
Creepy – Além dos zumbis existem outras formas de terror. E elas estão aqui neste álbum.
Cripta – similar à Creepy, mas com um time de desenhistas de arrancar os olhos e dar pros zumbis comerem.
Zumbis e outras criaturas das trevas – uma coletânea de autores nacionais muito boa (com duas opções de capa).
Guia de sobrevivência a zumbis – ataques registrados – adaptação do livro de Max Brooks, desenhada pelo brasileiro Ibraim Roberson.
Se o seu lance não é zumbis, temos outras opções de terror. Se o seu lance não é terror, temos HQs de aventuras, românticas, de super-heróis, de samurai, fofas, de humor, etc. Chega aí que acharemos alguma coisa pra você ler no feriado.
Lembramos que no carnaval abriremos normalmente no SÁBADO mas estaremos fechados no domingo, segunda e terça-feira, retornando somente na quarta, às 13h.
Pingback: Itiban no carnaval | Blog da Itiban