Momentos Brilhantes da Minha Vida Ridícula

O álbum mais recente de Adão Iturrusgarai tem algumas semelhanças com outros lançamentos. No universo do humor, é bastante comum uma compilação de material, e por outro lado, nos quadrinhos que não são de humor (sem humor?) se popularizou muito no Brasil, na cola do termo graphic novel, a ideia de HQ autobiográfica.

Mas Momentos Brilhantes da Minha Vida Ridícula não é bem isso. Ele é mais ou menos isso.

Sim, é uma compilação, mas tá cheio de materiais inéditos (do próprio Adão e de amigos); e é sim um álbum autobiográfico, mas de um autor que transforma seus erros em piadas, não em angústia.

Essa desviada (ui!) de um lado e do outro, faz do gibi um material bastante único. Assim como são únicas as percepções sobre a vida e a própria existência de cada um (#filosofandonaresenha).

Na Vida do Adão estão a família e os amigos, representados e participantes ativos do álbum, seja nas homenagens, seja na divertida série que o desenhista divide com sua esposa, Roupa Suja.

A biografia que podemos ler aqui, sempre passa pelo humor. E a vida de qualquer um é isso: família, amigos, cagadas, risadas, erros e quebradas de cara. Nem todo mundo consegue rir, mas há quem tente.

É claro que aparecem os momentos vergonhosos, mas isso não quer dizer menos divertidos (pelo menos pra quem lê). Afinal, fazer uma burrada pode render anos de visitas a um analista. Saber rir disso, alivia a vida (e a conta do divã).

O livro é muito engraçado. Mas ao contrário do senso comum (que não tem nada a ver com bom senso, percebam), aqui, o riso leva a reflexão. E o Adão sacou, de modo genial, que talvez esses momentos ridículos possam sim, ser brilhantes.

—–

Não se esqueça que amanhã, as 19h, tem bate-papo com o Adão e o Benett, aqui na Itiban. Pra fechar o ano de bom humor!

Anúncios
Esse post foi publicado em Resenhas e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Momentos Brilhantes da Minha Vida Ridícula

  1. Pingback: É hoje: Adão Iturrusgarai na Itiban | Blog da Itiban

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s