Amor, punks, chicanos e foguetes

Uma das grandes notícias do ano para leitores de HQ “off super-herói e off infantil” foi a republicação no Brasil de Love & Rockets. Um abraço fraterno no pessoal da Gal editora por essa.

Vale explicar: o conteúdo de Lôcas – Maggie, a mecânica, é apenas uma das séries de L&R, produzida por Jaime Hernandez. Há uma outra que se chama Palomar, de autoria de Gilbert Hernandez e a revista ainda contava com histórias ocasionais dos dois e de seu irmão Mario Hernandez.

Os Bros Hernadez cativaram o público em 1981, nos EUA, com sua HQ independente de mulheres cheias de personalidade e inteligentes. Como o sobrenome entrega, eles são descendentes de mexicanos. Essa latinidade, bem como o espírito da década de de 1980, estão em Love & Rockets.

E não se pode esquecer da música. A atmosfera do punk está por ali, com várias citações de letras de canções, bandas que os personagens tem e shows de rock. Teve até uma banda,  formada por 3/4 do Bauhaus, do “mundo real”que usou o nome das HQs:

Desde de 1982 eles são publicados pela Fantagraphics. Em Lôcas, a história trata de Maggie, que é mecânica de foguetes, e de Hoppey, sua amiga que parece ter uma quedinha por ela. E a gente que achava Estranhos no paraíso tão original, né?

Outras mulheres que são ex-lutadoras de lucha libre, bruxas visionárias e uma, Penny, quer ser uma super-heroína encorpam a história.

A força da série se dá na passagem do tempo, no revista após revista, pois os personagens, envelhecem, engordam, emagrecem e se transformam, trazendo um grau de realismo poucas vezes visto nas HQs.

Gilbert e Jaime lidam muito bem com a passagem de tempo nos quadrinhos, além de criar um mundo particular bastante interessante. Palomar é uma espécie de Gabriel García Márquez em quadrinhos, enquanto Hoppers é um mundo futurista, com as tramas focadas nos personagens e não no cenário.

Fica-se na torcida para que novos volumes de Lôcas apareceram nas estantes da Itiban, assim como novidades de Palomar.

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s