Os Vingadores dos quadrinhos

Quadro de Avengers 1

O filme Os Vingadores é um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema de 2012 no mundo todo. O filme se baseia no grupo de super-heróis da Marvel Comics. A estratégia da produtora foi muito parecida com a da HQ na época do seu surgimento.

A revista Avengers # 1 foi lançada nos Estados Unidos em setembro de 1963. Homem de Ferro apareceu em março do mesmo ano, Thor em agosto de 1962, Hulk em maio de 1962. O Capitão América, que só entrou na equipe na quarta edição, é de março 1941 – essas primeiras histórias estão em um encadernado chamado Biblioteca Histórica Marvel – Vingadores 1 e 2, além da Coleção Histórica Marvel – Vingadores.

Ou seja, a maior parte dos personagens do grupo já tinha uma vida editorial e era conhecido dos leitores antes da existência do grupo. Nos filmes foi feito algo parecido. Com exceção da Viúva Negra e do Gavião Arqueiro, que somente fizeram aparições em filmes de outros personagens, todos os membros de Os Vingadores têm seu próprio filme.

Nesses quase 50 anos de vida, a formação da equipe mudou bastante e muitas histórias foram contadas. No Brasil, recentemente foi encadernado dois volumes da elogiada série de Brian Michael Bendis, além de a equipe ter duas revistas mensais.

Mas não foi desse quase meio século de HQs que saiu o “clima” do filme. A Marvel lançou em 2000 um nova linha de revistas chamada Ultimate, com os mesmo heróis, porém, modernizados e começando do zero, para atrair novos leitores. Homem-Aranha, X-Men, Quarteto Fantástico e Os Supremos (The Ultimates) foram os primeiros títulos.

  

Os supremos são a versão de Os Vingadores do universo Ultimate. A ideia do roteirista da série, Mark Millar, foi de fazer super-heróis com um grau maior de realismo e de humanidade. A revista foi um grande sucesso de público e crítica.

Vale comentar uma diferença bem pontual entre o universo regular e o Ultimate da Marvel. No universo “tradicional”, Nick Fury é um veterano da Segunda Grande Guerra. Já nessa nova “realidade” da Marvel, o personagem ficou careca, manteve o tapa-olho e ganhou a cara do ator Samuel Jackson.

 

E quando a Marvel levou seus heróis para as telonas, não foi difícil escolher quem faria o papel de Nick Fury!

Se gostou do filme, dê uma olhada nessas edições de Os Vingadores. Se gosta das HQs, veja o filme. E não se esqueça que a Itiban está sorteando dois kits com DVDs de Os Vingadores amanhã!

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigo e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s