Os Novos 52

 

Essa semana chegou na Itiban as revistas chamadas de Os Novos 52. Mas você sabe o que elas são e o que elas representam?

Ano passado, a DC Comics, uma das maiores editoras de quadrinhos do mundo, resolveu parar todo o seu universo de histórias e começá-lo novamente – essa ação foi chamada de reboot.

E era essa a ideia: como se uma máquina tivesse sido reiniciada e voltasse a funcionar de novo. O objetivo era recuperar leitores mais novos, afastados das revistas por causa da dificuldade de encontrar pontos de entrada no Universo DC.

Parecia sempre que todas as histórias remetiam a alguma coisa que aconteceu no passado e aquilo que era só um meio-caminho para alguma megassaga cósmica futura.  Ou seja, não era possível comprar uma revista do Batman na banca e ler. Para compreender tudo era preciso uma dúzia de outras publicações.

A DC resolveu começar de novo e abrir uma porta para os novos leitores. Com grande parte das tramas claramente voltadas para pré-adolescentes (o Clark Kent agora se parece com o Harry Potter, por exemplo), a DC fez essa aposta.

Deu muito certo de saída. A editora recuperou fatias de mercado que tinha perdido para sua maior concorrente, a Marvel Comics, e chegou a emplacar todos os dez títulos mais vendidos em alguns dos meses pós-reboot. E é esse novo Universo DC que chega no Brasil, publicado pela Panini – que vai lançar todos os 52 títulos, coisa que só aconteceu nos Estados Unidos.

Você já deve ter percebido que Os novos 52 se refere a quantidade de títulos publicados nos EUA. Mas esse número não é aleatório. A DC definiu anos atrás que sua realidade ficcional se distribuía em 52 universos paralelos, e teve uma minissérie semanal em 52 partes chamada 52. Ou seja, a editora tem um carinho por esse número.

No Brasil, os títulos vão ser publicados em diversas revistas, que foram especificadas no canal oficial da Panini, Wizmania.

E aí, se interessou em ler essas novas aventuras?

Anúncios
Esse post foi publicado em notícias e marcado , . Guardar link permanente.

8 respostas para Os Novos 52

  1. Tuca (@7UC4) disse:

    O “Deu muito certo de saída” me pareceu indicar que o reboot começou a arrefecer. É isso ou é superinterpretação minha?

    Gostei bastante da explanação, mas ainda fiquei com um monte de dúvidas. Quando visitei a Itiban pela primeira vez (duvido que a Mitie lembre disso), foi pra tentar me achar em alguma série de super-heróis. Achei um monte de coisa em que eu não conseguiria penetrar sem um vasto conhecimento. Acabei comprando os “Crise de identidade” que tinha por lá, apenas porque era um arco fechadinho e tal (por mais que eu não tenha entendido referências anteriores, eu consegui sacar o que aconteceu nos 7 gibis).

    Serão 52 séries de revistas? Ou esses 52 estarão espalhados naqueles 11 títulos cujas capas a Panini divulgou? Quais delas vocês recomendam? (Tô pensando seriamente em pegar pelo menos a do Superman.) Aquela “Action Comics” da figura não é a do Superman?

    • itibancomics disse:

      Oi, Tuca

      Sim, é isso mesmo. O reboot foi de vendas avassaladoras nos primeiros meses e agora diminuiu um pouco, mas ainda mantém a DC melhor no mercado do que estava antes dessa estratégia.

      Quanto às revistas: nos EUA foram publicadas 52 revistas, cada uma com uma única série. Aqui no Brasil, como já é costumeiro, as 52 séries serão publicadas nas revistas mix mensais e em algumas edições especiais. Confira no site Terra Zero a lista completa das revistas da Panini.

      Das quatro revistas que saíram até aqui, Liga da Justiça é um super-herói mais tradiconal, Lanterna Verde continua a história de antes do reboot, Batman é uma revista bem de detetive, com um clima parecido com os dos filmes de Christopher Nolan, e Superman trabalha de modo interessante a mitologia do personagem e as novidades, mesmo com o Clark Kent parecendo o Harry Potter. E, sim, a Action Comics publica o Superman – um Superman novinho e meio Superboy, recém-chegado em Metropolis, com roteiros do bom Grant Morrison.

      • Tuca (@7UC4) disse:

        Cool. É, um amigo meu falou que não foi um reboot total mesmo. Ele falou que o Lanterna Verde e o Batman, se não me engano, mantiveram a continuidade (i.e., são as duas que muito provavelmente eu não pegaria). ^^

        Valeu pela resposta!

  2. itibancomics disse:

    Mas o Batman, embora não tenha “rebootado” de todo, é bem fácil de acompanhar. Nesta semana ou na próxima deve chegar mais revistas dos Novos 52.

  3. Pingback: Chegou na Itiban | Blog da Itiban

  4. Jack disse:

    Olá, eu gostaria de saber se vocês vão vender a revista Universo DC do reboot.
    E se sim, se têm ideia de quando irá chegar (ou se já chegou)
    Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s